As Veias

São vasos sanguíneos diferentes das artérias. Têm como função conduzir o sangue venoso (pobre em oxigênio) dos capilares para o coração. As veias, também como as artérias, podem pertencer tanto à grande e à pequena circulação.
O circuito que termina no átrio esquerdo através das quatro veias pulmonares trazendo sangue arterial dos pulmões chama-se de pequena circulação ou circulação pulmonar. E o circuito que termina no átrio direito através das veias cavas e do seio coronário retornando com sangue venoso chama-se de grande circulação ou circulação sistêmica.

Em relação à forma: é variável quanto mais cheia mais cilíndrica e quanto mais vazia mais achatada. Fortemente distendidas apresentam a forma nodosa devido à presença de válvulas.
Quanto ao calibre pode ser grande, médio ou pequeno calibre.

Tributárias ou afluentes: sua formação aumenta conforme está chegando mais perto do coração pela confluência das tributárias. O leito venoso é praticamente o dobro do leito arterial.

Situação: São classificadas em superficiais e profundas e também podem receber a denominação de viscerais e parietais dependendo de onde estão drenando se é na víscera ou em suas paredes.

Válvulas: são pregas membranosas da camada interna da veia que tem forma de bolso.