Digestorio

O Sistema Digestório

Também conhecido por aparelho digestório ou digestivo, o sistema digestório tem a função de obter do mundo externo as substâncias químicas chamadas de alimento, destinadas a repor as perdas diárias do organismo (água, eletrólitos e as fontes energéticas), fazendo delas substancias assimiláveis, absorvendo-as em sua maior parte e excretando a porção inútil ou não aproveitadas. No homem esse aparato digestivo é composto por:

  1. Um grande tubo, irregularmente cilíndrico, mais ou menos sinuoso, que é o tubo digestivo, com um orifício de entrada (boca) e um orifício de saída (ânus).
  2. Uma série de formações ou aparatos glandulares, que se desenvolvem ao redor do tubo digestivo que agrupam-se para estudo anatômico em anexos do tubo digestivo.

O Tubo Digestivo

O tubo digestivo se estende desde a boca até o ânus. Seu comprimento médio é de 10 a 12 metros. Estende-se sucessivamente pela cabeça, o pescoço, tórax, abdome e pelve. É constituído basicamente por três túnicas por toda sua extensão: 1º a túnica interna, a mucosa; 2º a túnica média, a sub-mucosa; 3º a túnica externa, a muscular. Essas três túnicas, que existem exclusivamente na porção supra-diafragmática do tubo digestivo. Na porção infra-diafragmática do tubo encontramos uma 4º túnica, de natureza serosa, a túnica ou camada peritoneal.

Considerando o tubo digestivo numa perspectiva topográfica podemos dividi-lo em: 1º, a boca; 2º, a faringe; 3º, o esôfago; 4º, o estômago; 5º, o intestino delgado; 6º, o intestino grosso; 7º, o ânus.