Sistema Circulatório


O sistema cardiovascular tem a função de distribuir o sangue para todos os órgãos e tecidos do corpo humano. Para realizar essa função ele necessita de uma bomba muscular (o coração) e de vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares).

Artérias da Circulação Sistêmica - vista anterior

Artérias da Circulação Sistêmica – vista anterior

 

 

Veias da Circulação Sistêmica - vista anterior

Veias da Circulação Sistêmica – vista anterior

 

O sangue é um tecido do corpo humano, e como tal possui funções:

Transporte de gases:  O sangue transporta todos os gases do corpo humano, seja ligado à hemoglobina ou diluído no plasma. Retira gás carbônico dos tecidos, o leva aos pulmões para serem eliminados e carreia oxigênio dos pulmões para os tecidos.

Transporte de nutrientes: no tubo digestivo, após a digestão, os micronutrientes alcançam o sangue e são levados ao fígado por uma veia muito importante, a veia porta. No fígado eles são metabolizados e, dali, levado aos tecidos do corpo.

Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos que geralmente são tóxicos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.

Intercâmbio de substâncias e matérias: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Como por exemplo: hormônios, enzimas e células, as vezes até mesmo microorganismos invasores (vírus e bactérias).

Transporte de calor: o sangue também participa na homeostase da temperatura, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada em todos os órgãos. Permitindo a dissipação do calor para o meio ou levando calor produzido em uma determinada região para outra.

Como vimos o sangue possui muitas funções, mas para que elas possam ser exercidas o sangue precisa circular e quem tem a função de fazer o sangue circular é o coração através de suas contrações rítmicas, que são fortes e capazes de impulsionar o sangue como uma verdadeira bomba. As artérias são responsáveis por conduzir sangue do coração para todos os órgãos, e as veias são as responsáveis por conduzir sangue dos órgãos para o coração. Ou seja, todos os vasos que saem com sangue do coração são artérias, e todos os vasos que levam sangue até o coração são veias. Isso independe do tipo de sangue que carreguem, seja ele sangue venoso (rico em gás carbônico) ou arterial (rico em oxigênio).

Todos os vasos sanguíneos a partir de certo calibre, geralmente 5 mm, apresentam um plano geral comum de construção, apresentado as seguintes camada em sua constituição:

Túnica íntima: camada composta por células endoteliais que revestem a camada interna dos vasos.

Túnica média: camada formada principalmente por fibras musculares lisas, dispostas circularmente envolvendo todo o vaso. Nas artérias essa camada é mais desenvolvida e quanto mais calibrosa é a artéria mais desenvolvida é a túnica média.

Túnica adventícia: formada basicamente por tecido conjuntivo de revestimento. É responsável pela vascularização da parede dos vasos através de minúsculos capilares, a vasa vasorum e da inervação através da vasa nervorum.

As três camadas que compõem os vasos sanguíneos.

As três camadas que compõem os vasos sanguíneos

Para uma melhor compreensão do sistema cardiovascular o dividiremos didaticamente em estudo do coração e angiologia, (do grego: angio = vaso sanguíneo; logia = estudo). A angiologia compreende o estudo das artérias, veias, capilares e vasos linfáticos. Os capilares são estruturas microscópicas e seu estudo é melhor realizado pela histologia. Os vasos linfáticos têm peculiaridades importantes e os estudaremos no capitulo Sistema Linfático. Neste capitulo estudaremos o coração, as artérias as veias do corpo humano.