O Mediastino

O mediastino está situado entre a pleura pulmonar esquerda e direita, na linha média do plano sagital no tórax. Estende-se anteriormente do esterno à coluna vertebral, posteriormente. Contém todas as estruturas do tórax, exceto os pulmões e também é conhecido com espaço interpleural Pode ser dividido para fins descritivos em duas partes: uma porção superior, acima do limite superior do pericárdio, chamada de mediastino superior; e a porção inferior, abaixo do limite superior do pericárdio. Esta porção inferior subdivide-se em outras três partes, uma parte anterior ao pericárdio, o mediastino anterior; a porção que contém o pericárdio e suas as estruturas, o mediastino médio; e a porção posterior ao pericárdio, o mediastino posterior.

Mediastino - Vista Lateral Esquerda

Mediastino – Vista Lateral Esquerda

O Mediastino Superior é o espaço interpleural que localiza-se entre o manúbrio do esterno e as vértebras torácicas superiores. É limitado inferiormente por um plano oblíquo que passa da junção munibrio-esternal até a borda inferior do corpo da 4º vértebra torácica, e lateralmente pelas pleuras. Contém a crossa da aorta, tronco braquiocefálico, a porção torácica da artéria carótida comum esquerda e artéria subclávia esquerda, a veia braquiocefálica e a metade superior da veia cava superior, o nervo vago, nervo frênico e os nervos laríngeos recorrentes, a traquéia, esôfago, ducto torácico, o remanescente do Timo e alguns linfonodos.

O Mediastino Anterior existe apenas do lado esquerdo, onde a pleura esquerda diverge da Lina média. É limitado anteriormente pelo esterno, lateralmente pela pleura e posteriormente pelo pericárdio. É estreito na sua parte superior mas expande-se um pouco inferiormente. Sua parede anterior é formada pela 5º, 6º e 7º cartilagens costais. Contém uma pequena quantidade de tecido areolar frouxo, alguns linfáticos que ascendem da superfície convexa dão fígado, 2 ou 3 linfonodos mediastinais e pequenos ramos mediastinais da artéria mamária interna.

O Mediastino Médio é a maior porção do espaço interpleural. Contém o coração envolvido por sua serosa, a aorta ascendente, a metade inferior da veia cava superior com a veia ázigos se unindo à ela, a bifurcação da traquéia e os dois brônquios, a artéria pulmonar e os seus dois ramos, as veias pulmonares direita e esquerda, os nervos frênicos e alguns linfonodos brônquicos.

Coracao_Pulmoes_mediastino

O Mediastino Posterior é um espaço triangular irregular que corre paralelo a coluna vertebral. Está limitado anteriormente pelo pericárdio, pelo diafragma inferiormente, posteriormente pela coluna vertebral desde a 4º à 12º vértebra torácica de cada lado pela pleura pulmonar. Contém a porção torácica da aorta descendente, a veias ázigos e as duas hemiazigos, os nervos vagos e esplâncnicos, o esôfago, ducto torácico e alguns linfonodos.

 

mediastino2

Mediastino

 

Mediastino - Vista lateral esquerda.

Mediastino – Vista lateral esquerda.

Mediastino - Vista anterior após remoção do coração

Mediastino – Vista anterior após remoção do coração