Os Brônquios

O Brônquio Direito é mais largo, menor e mais vertical que o esquerdo. Possui um comprimento médio de 2,5cm e penetra no pulmão direito no nível da 5º vértebra torácica. A veia ázigos cavalga sobre sua superfície superior e anteriormente tem relação íntima com artéria pulmonar direita. Dois centímetros após sua origem, o ramo para lobo superior do pulmão direito surge e recebe o nome de ramo epiarterial, pois se origina por cima da artéria pulmonar. O brônquio direito então segue seu trajeto e passa abaixo da artéria pulmonar direitae recebe o nome de porção ramo hipoarterial, dividi-se em dois ramos, um para o lobo médio e outro para o lobo inferior do pulmão direito.bronquios

O Brônquio Esquerdo possui menor calibre, porém é mais longo e mais horizontal que o direito. Tem comprimentode 5 cm, aproximadamente. Penetra no pulmão esquerdo ao nível da 6º vértebra torácica. Durante seu trajeto ele passa abaixo da crossa da aorta, passa anteriormente ao esôfago, ducto torácico e aorta descendente. A artéria pulmonar passa sobre sua superfície superior, descendo e passando para a superfície anterior a medida que ambos se aproximam do hilo pulmonar. O brônquio esquerdo não possui ramo epiarterial, e por isso alguns anatomistas consideram que não há lobo superior no pulmão esquerdo, sendo o lobo superior na verdade o lobo médio.

bronquio

As subdivisões de cada brônquio serão detalhadas durante o estudo do pulmão, uma vez que elas acontecem no hilo ou dentro parênquima pulmonar.

arvorepulmonar